terça-feira, novembro 08, 2005

Efêmero

"A morte nos ensina a transitoriedade de todas as coisas" (Leo Buscaglia)

"É uma infâmia nascer para morrer não se sabe quando nem onde. "(Clarice Lispector)

"Se a morte fosse um bem, os deuses não seriam imortais." (Safo de Lesbos)

"Morrer é recomeçar. Porque diante das infindáveis morte que recomeçamos. "(Lúcio Cardoso)

"O que nos entristece não é o fato de deixarmos a vida e, sim, o de deixarmos o que dá valor à vida. Quando o ser amado é nossa vida, que diferença haverá entre vivermos juntos ou morrermos juntos? "(Raymond Radiguet)

"Quando morremos, deixamos atrás de nós tudo o que possuímos e levamos tudo o que somos."

"Morremos um pouco cada vez que perdemos um ente querido." (Publilius Syrius)

"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte" (Friedrich Nietzsche)

"Você possui apenas aquilo que não perderá com a morte; tudo o mais é ilusão"


Quando percebemos que nossa dor é uma gota num oceano de dor...
Quando percebemos que não há dor maior do que a perda de um amor de verdade...
De um amor que nos amou infinitamente, que cuidou, amou...
Vai-se...fica a dor da saudade... a saudade de nunca mais ver, sentir, cheirar o que nos amou...
Repito, NOS AMOU...
Não experienciei tal dor, a dor de ver ir um amor carnal, erótico...
Como será que fica a vida depois disto?
Se imagino tal sofrimento...se observo de longe a história de amor dos meus amigos, e já me percebo em lágrimas, como será estar dentro desta história?
Imagino, tento....mas jamais chegarei à realidade...
Ficou o ensinamento....minha dor não é nada frente a mutabilidade da vida...
Minha dor não é nada parecido com a dor de quem perde a quem se amou e foi amado...
Documento aqui minha tristeza....meu desalento...inconformação...
Transformam-se em cinzas as lembranças?O que se deve fazer com elas, Deus??
Deus o que faço para amenizar a dor de minha amiga?
O que faço com as recordações?Com as gargalhadas "a três"? Com a imagem do casal mais harmonioso que já vi?
Deixe minhas dores então...sei que são "fúteis"...
Guarde minha amiga....olhe por ela...dei-me forças para ajudá-la...
Deixe que as cinzas dele retornem então....e adubem as rosas, as uvas, que ele tanto admirava...
Mas espere...tenho só uma pergunta a lhe fazer Deus: Por quê?

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É amiga...nossa dor é muito pequena diante dessa perda.

3:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sei nem o q dizer. Talvez nem a divindade saiba o q dizer... ;-(

9:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lembrei agora de A interrogação, minha amiga. Quando duvidas dessa natureza me vieram à mente com muita força. Hoje, passados uns cinco anos talvez, não sei que resposta eu tive. Mas acho que talvez eu tenha me... acomodado. O que posso dizer como contribuição é que com resultado de muito pensar, e nada fazer a respeito de nossa efemeridade, eu sei que a dor deve ter - ou talvez não tenha, eis a questão - um o significado que ainda nos passa a percepção. A natureza impõe a passagem a tudo e a todos que consideramos vivo. A tudo que produz organicidade. E é assustador, mas é assustador para nós apenas. E quem somos nós...? Como não tenho mais Deus para perguntar, pois todos os deuses que me deram são ou ocidentais demais, ou machistas demais, ou retardados demais para eu me filiar, acho que a pergunta não seria mais por que é assim. Mais sim por que nos é tão doloroso, já que é inexorável.
Beijo minha amiga.

10:03 PM  

Postar um comentário

<< Home